PAPEL PARA MECHAS EBONY
10 Set 2024
Com um título que desafia o senso comum, a palestra de LUCAS OLIVETTI no SENAC de Londrina chamou a atenção dos presentes. O evento foi A SEMANA DE BELEZA SENAC PARANÁ, onde profissionais desse mercado foram compartilhar experiências e os desafios da profissão. Mas Lucas foi além. Mostrou que para inovar, coragem e persistência (ou pura teimosia) podem valer mais do que preparo e técnica.
O que ficou claro em sua apresentação foi que a fagulha da genialidade está em olhar para uma mesma situação e ver o que ninguém antes percebeu. E foi exatamente isso que aconteceu com ele, quando viu que o futuro da beleza não poderia estar baseado em um material adaptado da cozinha, como é o papel alumínio.
A teimosia, ou persistência (como queiram definir), foi contada nos 2 anos que precisou para desenvolver e validar sua criação, o PAPEL PARA MECHAS. A maior dificuldade era convencer profissionais de sucesso, e às vezes com 20 anos de mercado, que alguém que até então trabalhava como segurança do Terminal Rodoviário de Londrina poderia revolucionar sua forma de trabalhar. Mas hoje todos concordam que foi preciso uma visão de fora do mercado para ver o que ninguém via.
Mas como a palestra era sobre inovação e não sobre sua empresa, Lucas se concentrou em transmitir sua vivência e os desafios enfrentados para transformar uma ideia em um produto de sucesso. Segundo ele, uma das maiores dificuldades foi manter preços competitivos. Pesquisa e desenvolvimento custam caro, além do tempo dispendido até que se tenha um produto acabado. O apoio do SENAI e do SEBRAE foram o empurrão que faltava para conseguir, finalmente, a aprovação daqueles mesmos profissionais que até então não acreditaram naquele rapaz teimoso (ou persistente) que batia na porta de todos os salões de beleza de Londrina.
Isso já não é novidade, já que a mudança de paradigmas é a maior dificuldade encontrada por quem apresenta novas ideias. Talvez por isso que um dos conselhos de Lucas foi que “não existe momento ideal para inovar”. E como ele mesmo disse “comece com o que você tem. Na dúvida, haja!”.
Outro grande ensinamento de sua palestra foi dizer que ”a educação é que completa o ciclo da inovação”. Para romper barreiras e quebrar paradigmas é preciso educar e capacitar os profissionais a quem seus produtos se destinam. Especialmente em um mercado como é o da beleza, que exige técnica e experiência de todos os envolvidos no processo.
Laércio Schneider, Presidente do SINCAP PR (Sindicato dos Salões de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Paraná), vê Lucas como "um visionário, que consegue ver o antes, o durante e se antecipa ao que vem depois". Do alto de seus mais de 30 anos como cabeleireiro e especialista em cabelos crespos, ele aconselha o uso do papel para mechas por conhecer os danos do papel alumínio. Também elogiou muito o fato de ser esse um produto sustentável, já que vivemos uma época de mudanças climáticas.
Mas o que chamou mesmo a atenção dos presentes foram os números apresentados ao final da palestra. Não foram mostrados dados sobre o faturamento da empresa, número de colaboradores ou os vários países do mundo que já contam com os seus produtos. O número que ele escolheu para mostrar o sucesso de sua empresa foi: "3 milhões de toneladas de alumínio deixaram de ser descartados no meio ambiente desde o lançamento do PAPEL PARA MECHAS". Talvez a grande inovação de Lucas Olivetti não esteja nos produtos criados por ele, mas sim em colocar a responsabilidade social como maior objetivo de sua empresa.
Por: Flávio Schmeiske
10 Set 2024
19 Mar 2024
19 Mar 2024
16 Set 2024
18 Dez 2024
21 Fev 2025
17 Abr 2025
23 Mai 2025