post

ENTENDA O CONCEITO DE BELEZA SUSTENTÁVEL E SEM CRUELDADE ANIMAL.

INTRODUÇÃO

No mundo atual, projetar um futuro sustentável é um grande desafio que precisa ser levado muito a sério, afinal, a conservação do meio ambiente, unida à crescente preocupação com o bem-estar físico, mental e social, é importante para toda a humanidade e abordar os problemas e soluções que envolvem este assunto, é prioridade. 

Estes conceitos e práticas vêm se tornando pauta essencial e com isso muitas empresas começaram a se conscientizar que são parte integrante e não consumidora do mundo.

É a partir deste discurso que a “BELEZA SUSTENTÁVEL” se encaixa. 

Beleza Sustentável ou Clean Beauty, como alguns preferem chamar, está associada a uma visão de mundo, uma filosofia de vida. É conscientização com cuidados pessoais, estética e higiene orientada por uma abordagem ecológica onde os produtos são formulados com ingredientes naturais, sem crueldade animal, que pode “não” conter embalagem, ou então, são elaborados com materiais recicláveis ou biodegradáveis. Paralelo a isso, o mercado da beleza iniciou um processo de grandes mudanças no setor., vai vendo…

SALÃO DE BELEZA SUSTENTÁVEL.

A Beleza Sustentável é uma tendência que veio para ficar. Esta conscientização do setor, está ganhando forças rapidamente e é muito presente em alguns salões de beleza e clínicas de estética. É uma espécie de alternativa amigável para o meio ambiente, como é o caso da Profissional da Beleza, Isa Jung, proprietária do Isa Jung Organic Salon, sediado em St Cruz do Sul — RS e que já investe este diferencial em seu Salão de Beleza Sustentável. Conheçamos um pouco mais sobre a experiência da Isa Jung e como ela vem se destacando no mercado da beleza:

Quando criamos esta proposta do salão orgânico, tivemos todo um cuidado com cada detalhe: 

— Todos os móveis foram produzidos com madeiras sustentáveis, reutilizados e restaurados. Por exemplo, uma cristaleira acabou se transformando em um banco para o salão,

— A reciclagem do lixo é realizada no salão, por meio de coletores individuais. Temos um lixo para cada resíduo: um para picotes de cabelo, plástico, papel e resíduos orgânicos,

— Adaptamos uma composteira, onde todo o chorume é destinado às plantas,

— Temos fonte de energia sustentável e lavatórios a gás,

— Adotamos uma prática de serviços sem retornos frequentes, mais duradouras, preservando a naturalidade do cabelo e menor produção de resíduos,

— Toda equipe está alinhada ao propósito em levar conscientização de que somos seres orgânicos em um mundo orgânico que necessita de cuidado e atenção.

COMO A SUSTENTABILIDADE PODE AGREGAR VALOR AO SALÃO DE BELEZA.

Que bacana o exemplo da Isa Jung, não é mesmo? Serve de inspiração. A partir de sua experiência, veremos alguns exemplos, de que forma a sustentabilidade pode agregar valor em um Salão de Beleza. Vale uma reflexão:

EQUIPE CONSCIENTE E QUALIFICADA: Uma equipe que possui gestão ambiental por parte da organização, trabalha motivada para “abraçar a causa” e oferecer atendimento qualificado. Estratégia relevante que reflete na satisfação do cliente e diretamente nos resultados do Salão de Beleza.

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: Prática sustentável é base sólida. Um ambiente que remeta a natureza e que incentive a conscientização, encantará o cliente. Utilize a tecnologia a seu favor, o que faz com que o cliente se torne fiel e recomende seus serviços.

DIFERENCIAL DE MERCADO: Um Salão de Beleza Sustentável agrega valor e oferece uma vantagem competitiva significativa.

VALORIZAÇÃO DO SEU NEGÓCIO: Conscientização e boas práticas. A sustentabilidade será sempre uma tendência de crescimento para os negócios.

SUSTENTABILIDADE: A demanda por cuidados ao meio ambiente, cresce a cada dia. Algumas práticas sustentáveis que podem ser utilizadas no Salão de Beleza, são elas. Descarte adequado de resíduos, utilização de materiais ecológicos, evitar desperdícios, uso de produtos cruelty free, economize água e adote um processo para reutilização, reduza o consumo de energia elétrica, adote uso de fontes naturais renováveis de energia, dentre outras.

REDUÇÃO DE GASTOS E LUCRATIVIDADE: Sustentabilidade é importante não apenas do ponto de vista social e ambiental, mas também traz retornos econômicos para o seu negócio. 

Deseja aprofundar o tema, conhecendo o Impacto que a Beleza Sustentável pode causar no meio ambiente? Clique aqui e continue sua leitura. 

Assuma este posicionamento, além de contribuir com o meio ambiente, seu negócio chegará mais longe! 

enlightenedI9 com a gente e até o próximo conteúdo!