post

SAIBA O QUE SIGNIFICA A SIGLA FSC, SUA UTILIDADE E PORQUE EXIGÍ-LA DE SEU FORNECEDOR.

— > O que é FSC?

FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. Uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada em Bonn, na Alemanha, que promove a gestão florestal responsável e sustentável, garantindo assim que a origem da madeira não degradou o meio ambiente. 

— > Como surgiu o FSC?

Em 1990: 

Representantes de organizações ambientais, empresas madeireiras e povos indígenas se reuniram em Toronto, no Canadá, para discutir a necessidade de uma abordagem sustentável para a gestão florestal, e assim criaram um acordo sobre os princípios e critérios que deveriam orientar a certificação florestal.
Surgiram as primeiras florestas certificadas no Brasil.

Em 2001:

Oficialmente presente no Brasil.

— > Quais as vantagens da certificação da madeira e da floresta?

O principal objetivo do FSC é incentivar a conservação das florestas.

A certificação é uma garantia da origem da madeira, que permite ao consumidor consciente, optar por um produto que não agrida ao meio ambiente e que possa contribuir com o desenvolvimento social e econômico das comunidades que vivem nas regiões das florestas. 

Algumas das vantagens da Certificação FSC:

1) Conservação Florestal:

O FSC garante que sejam provenientes de florestas manejadas, proteção da biodiversidade, a conservação de ecossistemas e a preservação de habitats naturais.

2) Uso Sustentável dos Recursos:

O FSC garante que apenas uma quantidade adequada de árvores seja colhida, permitindo que as florestas se regenerem naturalmente. Isso contribui para a preservação dos recursos naturais a longo prazo.

3) Benefícios Sociais:

Os critérios do FSC garante o respeito aos direitos dos trabalhadores, segurança no trabalho, benefícios para as comunidades locais e diálogo com povos indígenas, promove relações justas e equitativas entre todas as partes envolvidas.

4) Credibilidade e Transparência:

A certificação FSC é reconhecida internacionalmente e possui um sistema de rastreabilidade, o que significa que é possível rastrear a origem dos produtos florestais certificados. Isso proporciona aos consumidores a confiança de que estão adquirindo produtos provenientes de fontes responsáveis e sustentáveis.

5) Estímulo ao Mercado de Produtos Sustentáveis:

O FSC promove um mercado para produtos florestais sustentáveis, incentivando empresas e consumidores a optarem por produtos certificados. Isso cria um ciclo virtuoso onde a demanda por produtos responsáveis aumenta, incentivando mais empresas a adotarem práticas sustentáveis.

Em resumo, as vantagens do FSC incluem a conservação florestal, o uso sustentável dos recursos, benefícios sociais, credibilidade e transparência, além do estímulo ao mercado de produtos sustentáveis, dentre outros.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”, Mahatma Ghandi.

enlightenedi9 com a gente e até o próximo conteúdo!